A prática de distribuição de brindes promocionais a consumidores e a clientes empresariais já faz parte da cultura corporativa de médias e grandes empresas. Durante muitos anos a quantidade e variedade desse tipo de ação esteve restrita a poucos momentos e exemplares. Os brindes eram distribuídos em datas clichês, como o Natal, o aniversário da empresa, ou alguma data comemorativa ligada ao negócio dela especificamente.
Hoje podemos observar uma maior diversificação nessa prática de marketing em vários sentidos. As datas não estão mais restritas a um calendário promocional pré-formatado e seguido a risca por toda e qualquer empresa. Hoje as ações se tornaram muito mais personalizadas e os brindes muitas vezes assumem o caráter de presente.
Clientes estão recebendo tais itens em seus aniversários, no fechamento ou na renovação de contratos e até mesmo no dia comemorativo de sua profissão. Um exemplo interessante é o de agências de publicidade que presenteiam seus principais clientes no dia do profissional de comunicação e marketing.
Os brindes em si também estão saindo, aos poucos, da mesmice. O destaque hoje em dia fica por conta dos itens tecnológicos – que estão cada vez mais avançados e baratos – e dos artigos ecologicamente corretos. Ao assumirem uma postura de desenvolvimento sustentável e desejarem projetar essa imagem para o público, muitas empresas estão fazendo questão de estender o conceito também aos brindes que distribuem por aí.
Essa evolução é proveitosa para o mercado de brindes promocionais, que se desenvolve e se especializa a cada dia. Mas acaba sendo muito boa também para quem está na ponta do processo: o cliente que recebe e se encanta com o brinde. Com isso, o marketing de relacionamento vai ganhando força e as relações empresariais se tornando mais sólidas, o que acaba refletindo de forma positiva no mercado como um todo.
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